Skip to main content
Transfers

O Jogo dos Números: Man City procura acabar com a maldição do Tottenham no Etihad

O Jogo dos Números: Man City procura acabar com a maldição do Tottenham no Etihad

Share

Manchester City e Tottenham se enfrentam no Etihad no sábado, com os visitantes desfrutando de uma boa sequência fora de casa contra a equipe de Pep Guardiola.

A Premier League voltou com tudo no último fim de semana, e a segunda rodada de jogos promete ser igualmente intrigante.

Um dos confrontos de destaque acontecerá no sábado, quando duas equipes que iniciaram com vitória, Manchester City e Tottenham, se enfrentam no Etihad Stadium.

O time de Pep Guardiola está no topo da classificação após a primeira semana, com uma vitória de 4-0 sobre o Wolves, o que os coloca acima dos outros fortes iniciantes.

Os Spurs não estão muito atrás, tendo iniciado sua campanha na Premier League sob o comando de Thomas Frank com uma vitória de 3-0 sobre o recém-promovido Burnley em casa.

O Tottenham geralmente prova ser um teste difícil para Guardiola ao longo de sua carreira de treinador, e eles esperam conseguir outra surpresa enquanto tentam ganhar um impulso inicial.

Com ambas as equipes buscando duas vitórias em dois jogos neste fim de semana, quem sairá vitorioso em Manchester?

Aqui, usando dados da Opta, mergulhamos nas principais informações antes do confronto de sábado.

O que esperar?

Não é surpresa que o City seja esperado para competir pelo título este ano, deixando para trás as dificuldades do ano passado, e são os favoritos esmagadores para continuar seu início vitorioso aqui.

O City venceu em 61,7% das 10.000 simulações pré-partida do supercomputador da Opta e garantiu uma vitória em sua primeira partida em casa da temporada.

Os Spurs, por sua vez, têm apenas 18,7% de chance de conquistar uma vitória surpresa, com suas esperanças de um empate sendo ligeiramente maiores, em 19,6%.

No entanto, a história recente sugere que os Spurs podem conseguir virar as probabilidades.

Os Spurs venceram dois de seus últimos quatro jogos da Premier League no Etihad (D1 L1), mais do que fizeram em suas 11 visitas anteriores combinadas (D2 L8).

E após a vitória por 4-0 na temporada passada, eles buscam vitórias consecutivas fora de casa contra o City pela primeira vez desde maio de 2010.

O City venceu apenas quatro de seus últimos 12 jogos de primeira divisão contra os Spurs (D2 L6). Embora tenham vencido por 1-0 no último encontro em fevereiro, não garantem vitórias consecutivas na liga contra eles desde dezembro de 2017 e abril de 2019 (quatro seguidas).

Os Spurs venceram o City duas vezes em todas as competições na temporada passada, também os eliminando da Copa EFL nas oitavas de final com uma vitória de 2-1 em casa, e os Citizens podem não estar tão confiantes, apesar de serem os favoritos.

O City pode superar o "tabu" dos Spurs?

Durante a péssima fase do Man City no meio da temporada, um dos momentos mais baixos foi em novembro, com a pesada derrota nas mãos dos Spurs.

O time de Ange Postecoglou não deu chance aos anfitriões, com James Maddison marcando dois gols rapidamente antes que Pedro Porro e Brennan Johnson aumentassem a miséria.

Aquela partida marcou a primeira vez que Guardiola perdeu um jogo em casa por quatro gols na sua carreira de treinador, mas não é a única vez que os Spurs passaram por cima do espanhol.

Em todas as competições, Guardiola perdeu nove jogos contra o Tottenham em sua carreira de treinador, perdendo mais apenas contra o Liverpool (10). Eles também são um dos três times que ele enfrentou 10 ou mais vezes e venceu menos da metade dos jogos (11/23, 48%).

Os outros times que fizeram o mesmo são o Liverpool (6/24, 25%) e o Real Madrid (13/47, 48%).

Fora de casa contra os Spurs, o City tende a ter mais sorte, mas é no Etihad onde eles têm dificuldade em conter seus oponentes. Eles não mantêm um zero contra os Spurs em casa desde uma vitória por 3-0 em fevereiro de 2021.

De fato, os quatro encontros na Premier League entre o City e o Tottenham no Etihad desde então geraram 21 gols (nove para os anfitriões, 12 para os Spurs), com a equipe visitante marcando pelo menos duas vezes em todos os quatro jogos.

Mas a forma está a favor do City. Desde o início de abril, eles acumularam mais pontos do que qualquer outro time de primeira divisão (26) e são o único time sempre presente a permanecer invicto nesse período (W8 D2).

Eles também têm o maior número de jogos sem sofrer gols (sete) e enfrentaram menos chutes por jogo do que qualquer outro time na divisão desde abril (7,6), algo que os Spurs certamente irão testar.

As novas contratações do City começaram forte, com Tijjani Reijnders e Rayan Cherki ambos marcando em suas estreias na Premier League pelo clube.

Mas Erling Haaland, que marcou os outros dois gols na vitória esmagadora sobre o Wolves, estará buscando roubar os holofotes.

Ele marcou 48 gols em 48 jogos em casa na Premier League, e mais dois gols no sábado o levariam a um marco. O único jogador a atingir 50 gols em casa em menos de 50 aparições é Alan Shearer, que marcou seu 50º gol em casa no 47º jogo.

Haaland marcou quatro gols em seis aparições anteriores contra os Spurs na liga, mas apenas um desses veio em casa, em janeiro de 2023, algo que ele estará ansioso para mudar.

Frank buscando ganhar impulso

Os Spurs rapidamente deixaram para trás a decepção da Supercopa da UEFA em seu primeiro jogo da Premier League, com Frank começando de forma perfeita.

Antes daquela vitória sobre o Burnley, os Spurs não haviam mantido um zero em nenhum dos seus 13 jogos anteriores da liga e haviam perdido seus últimos três jogos em casa na primeira divisão.

Mas uma atuação convincente, com o destaque sendo a impressionante bicicleta de Richarlison, garantiu que Frank rapidamente encerrasse ambas as sequências e iniciasse sua temporada em alta.

Agora ele enfrenta o desafio de encerrar uma sequência diferente, já que os Spurs não venceram seus dois primeiros jogos de uma campanha da liga desde 2021-22. Essa foi também a última vez que um treinador venceu seus dois primeiros jogos da liga no comando do clube (Nuno Espírito Santo, na ocasião).

No entanto, eles estão sem vitórias nos últimos 11 jogos contra equipes que não foram recém-promovidas (D2 L9), desde uma vitória por 1-0 sobre o Manchester United em fevereiro.

Os Spurs venceram apenas cinco jogos fora de casa na Premier League na temporada passada (D2 L12), embora suas duas primeiras vitórias fora de casa tenham ocorrido em Manchester.

Frank levou o Brentford à vitória por 2-1 no Etihad em novembro de 2022. Apenas dois treinadores venceram Guardiola fora de casa na liga com dois clubes, e ele estará procurando se juntar a José Mourinho (Real Madrid, Man Utd) e Antonio Conte (Chelsea, Spurs) nessa lista.

Para fazer isso, ele mais uma vez dependerá de seus jogadores de ataque para fazerem seu trabalho, com Richarlison não sendo o único jogador influente contra o Burnley.

Mohammed Kudus se tornou apenas o segundo jogador a fornecer duas ou mais assistências em sua estreia na Premier League pelo Tottenham, depois de Maddison contra o Brentford em agosto de 2023.

No final de semana de abertura, apenas Pedro Neto tentou mais cruzamentos (12) do que Kudus (10), enquanto suas cinco chances criadas foram as mais altas, juntamente com Josh Cullen do Burnley e Bruno Fernandes do Man Utd.

Como provado na Supercopa, no entanto, os Spurs podem obter gols de qualquer lugar, com Micky van de Ven e Cristian Romero responsáveis por marcar contra o Paris Saint-Germain.

O holandês acumulou a segunda maior expectativa de gols (xG) entre os jogadores dos Spurs no último fim de semana (0,6), enquanto ele e Djed Spence, que, assim como Romero, recentemente assinou um novo contrato, tiveram dois chutes cada.

Mas os Spurs sofreram um golpe na busca pela estrela do Crystal Palace, Eberechi Eze, com relatos sugerindo que o rival do norte de Londres, o Arsenal, avançou na obtenção da assinatura do internacional inglês.

Foi relatado que um acordo foi alcançado entre os Spurs e o Palace para o jogador de 27 anos, embora os Gunners tenham desde então concordado com um acordo de £67,5 milhões, com o jogador prestes a se mudar para o time de Mikel Arteta.

JOGADORES PARA FICAR DE OLHO

Manchester City – Tijjani Reijnders

Reijnders marcou e assistiu na vitória de 4-0 do Manchester City sobre o Wolves em sua estreia na Premier League – nenhum jogador nunca fez isso em suas duas primeiras aparições pelo City na competição.

Reijnders pode ser o primeiro jogador desde Emmanuel Adebayor em agosto de 2009 a marcar em seus dois primeiros jogos da Premier League pelo clube.

Contra o Wolves, apenas Nico Gonzalez (25) tentou mais passes no terço final do que Reijnders (22), com o holandês completando 90,9% desses. Ele também tentou o maior número de duelos (14), embora tenha completado apenas quatro.

Tottenham – Richarlison

Richarlison marcou dois gols na vitória de 3-0 dos Spurs sobre o Burnley no MD1, já alcançando 50% do seu total da temporada da Premier League 2024-25 (quatro em 15 jogos).

O brasileiro tem a melhor média de minutos por gol de qualquer jogador que participou das últimas duas temporadas da Premier League (um gol a cada 95 minutos), também apresentando uma taxa de conversão de 27,3%.

Ele acumulou apenas 0,8 gols esperados (xG) contra o Burnley, com cinco chutes ao todo. Apenas três jogadores tiveram mais tentativas no fim de semana de abertura do que Richarlison (seis), enquanto ele teve o maior número de chutes no alvo (três, empatado com Matheus Cunha do Man Utd).

Esta é uma tradução automática e pode conter pequenas imprecisões.

O Jogo dos Números: Man City procura acabar com a maldição do Tottenham no Etihad

Manchester City e Tottenham se enfrentam no Etihad no sábado, com os visitantes desfrutando de uma boa sequência fora de casa contra a equipe de Pep Guardiola.

A Premier League voltou com tudo no último fim de semana, e a segunda rodada de jogos promete ser igualmente intrigante.

Um dos confrontos de destaque acontecerá no sábado, quando duas equipes que iniciaram com vitória, Manchester City e Tottenham, se enfrentam no Etihad Stadium.

O time de Pep Guardiola está no topo da classificação após a primeira semana, com uma vitória de 4-0 sobre o Wolves, o que os coloca acima dos outros fortes iniciantes.

Os Spurs não estão muito atrás, tendo iniciado sua campanha na Premier League sob o comando de Thomas Frank com uma vitória de 3-0 sobre o recém-promovido Burnley em casa.

O Tottenham geralmente prova ser um teste difícil para Guardiola ao longo de sua carreira de treinador, e eles esperam conseguir outra surpresa enquanto tentam ganhar um impulso inicial.

Com ambas as equipes buscando duas vitórias em dois jogos neste fim de semana, quem sairá vitorioso em Manchester?

Aqui, usando dados da Opta, mergulhamos nas principais informações antes do confronto de sábado.

O que esperar?

Não é surpresa que o City seja esperado para competir pelo título este ano, deixando para trás as dificuldades do ano passado, e são os favoritos esmagadores para continuar seu início vitorioso aqui.

O City venceu em 61,7% das 10.000 simulações pré-partida do supercomputador da Opta e garantiu uma vitória em sua primeira partida em casa da temporada.

Os Spurs, por sua vez, têm apenas 18,7% de chance de conquistar uma vitória surpresa, com suas esperanças de um empate sendo ligeiramente maiores, em 19,6%.

No entanto, a história recente sugere que os Spurs podem conseguir virar as probabilidades.

Os Spurs venceram dois de seus últimos quatro jogos da Premier League no Etihad (D1 L1), mais do que fizeram em suas 11 visitas anteriores combinadas (D2 L8).

E após a vitória por 4-0 na temporada passada, eles buscam vitórias consecutivas fora de casa contra o City pela primeira vez desde maio de 2010.

O City venceu apenas quatro de seus últimos 12 jogos de primeira divisão contra os Spurs (D2 L6). Embora tenham vencido por 1-0 no último encontro em fevereiro, não garantem vitórias consecutivas na liga contra eles desde dezembro de 2017 e abril de 2019 (quatro seguidas).

Os Spurs venceram o City duas vezes em todas as competições na temporada passada, também os eliminando da Copa EFL nas oitavas de final com uma vitória de 2-1 em casa, e os Citizens podem não estar tão confiantes, apesar de serem os favoritos.

O City pode superar o "tabu" dos Spurs?

Durante a péssima fase do Man City no meio da temporada, um dos momentos mais baixos foi em novembro, com a pesada derrota nas mãos dos Spurs.

O time de Ange Postecoglou não deu chance aos anfitriões, com James Maddison marcando dois gols rapidamente antes que Pedro Porro e Brennan Johnson aumentassem a miséria.

Aquela partida marcou a primeira vez que Guardiola perdeu um jogo em casa por quatro gols na sua carreira de treinador, mas não é a única vez que os Spurs passaram por cima do espanhol.

Em todas as competições, Guardiola perdeu nove jogos contra o Tottenham em sua carreira de treinador, perdendo mais apenas contra o Liverpool (10). Eles também são um dos três times que ele enfrentou 10 ou mais vezes e venceu menos da metade dos jogos (11/23, 48%).

Os outros times que fizeram o mesmo são o Liverpool (6/24, 25%) e o Real Madrid (13/47, 48%).

Fora de casa contra os Spurs, o City tende a ter mais sorte, mas é no Etihad onde eles têm dificuldade em conter seus oponentes. Eles não mantêm um zero contra os Spurs em casa desde uma vitória por 3-0 em fevereiro de 2021.

De fato, os quatro encontros na Premier League entre o City e o Tottenham no Etihad desde então geraram 21 gols (nove para os anfitriões, 12 para os Spurs), com a equipe visitante marcando pelo menos duas vezes em todos os quatro jogos.

Mas a forma está a favor do City. Desde o início de abril, eles acumularam mais pontos do que qualquer outro time de primeira divisão (26) e são o único time sempre presente a permanecer invicto nesse período (W8 D2).

Eles também têm o maior número de jogos sem sofrer gols (sete) e enfrentaram menos chutes por jogo do que qualquer outro time na divisão desde abril (7,6), algo que os Spurs certamente irão testar.

As novas contratações do City começaram forte, com Tijjani Reijnders e Rayan Cherki ambos marcando em suas estreias na Premier League pelo clube.

Mas Erling Haaland, que marcou os outros dois gols na vitória esmagadora sobre o Wolves, estará buscando roubar os holofotes.

Ele marcou 48 gols em 48 jogos em casa na Premier League, e mais dois gols no sábado o levariam a um marco. O único jogador a atingir 50 gols em casa em menos de 50 aparições é Alan Shearer, que marcou seu 50º gol em casa no 47º jogo.

Haaland marcou quatro gols em seis aparições anteriores contra os Spurs na liga, mas apenas um desses veio em casa, em janeiro de 2023, algo que ele estará ansioso para mudar.

Frank buscando ganhar impulso

Os Spurs rapidamente deixaram para trás a decepção da Supercopa da UEFA em seu primeiro jogo da Premier League, com Frank começando de forma perfeita.

Antes daquela vitória sobre o Burnley, os Spurs não haviam mantido um zero em nenhum dos seus 13 jogos anteriores da liga e haviam perdido seus últimos três jogos em casa na primeira divisão.

Mas uma atuação convincente, com o destaque sendo a impressionante bicicleta de Richarlison, garantiu que Frank rapidamente encerrasse ambas as sequências e iniciasse sua temporada em alta.

Agora ele enfrenta o desafio de encerrar uma sequência diferente, já que os Spurs não venceram seus dois primeiros jogos de uma campanha da liga desde 2021-22. Essa foi também a última vez que um treinador venceu seus dois primeiros jogos da liga no comando do clube (Nuno Espírito Santo, na ocasião).

No entanto, eles estão sem vitórias nos últimos 11 jogos contra equipes que não foram recém-promovidas (D2 L9), desde uma vitória por 1-0 sobre o Manchester United em fevereiro.

Os Spurs venceram apenas cinco jogos fora de casa na Premier League na temporada passada (D2 L12), embora suas duas primeiras vitórias fora de casa tenham ocorrido em Manchester.

Frank levou o Brentford à vitória por 2-1 no Etihad em novembro de 2022. Apenas dois treinadores venceram Guardiola fora de casa na liga com dois clubes, e ele estará procurando se juntar a José Mourinho (Real Madrid, Man Utd) e Antonio Conte (Chelsea, Spurs) nessa lista.

Para fazer isso, ele mais uma vez dependerá de seus jogadores de ataque para fazerem seu trabalho, com Richarlison não sendo o único jogador influente contra o Burnley.

Mohammed Kudus se tornou apenas o segundo jogador a fornecer duas ou mais assistências em sua estreia na Premier League pelo Tottenham, depois de Maddison contra o Brentford em agosto de 2023.

No final de semana de abertura, apenas Pedro Neto tentou mais cruzamentos (12) do que Kudus (10), enquanto suas cinco chances criadas foram as mais altas, juntamente com Josh Cullen do Burnley e Bruno Fernandes do Man Utd.

Como provado na Supercopa, no entanto, os Spurs podem obter gols de qualquer lugar, com Micky van de Ven e Cristian Romero responsáveis por marcar contra o Paris Saint-Germain.

O holandês acumulou a segunda maior expectativa de gols (xG) entre os jogadores dos Spurs no último fim de semana (0,6), enquanto ele e Djed Spence, que, assim como Romero, recentemente assinou um novo contrato, tiveram dois chutes cada.

Mas os Spurs sofreram um golpe na busca pela estrela do Crystal Palace, Eberechi Eze, com relatos sugerindo que o rival do norte de Londres, o Arsenal, avançou na obtenção da assinatura do internacional inglês.

Foi relatado que um acordo foi alcançado entre os Spurs e o Palace para o jogador de 27 anos, embora os Gunners tenham desde então concordado com um acordo de £67,5 milhões, com o jogador prestes a se mudar para o time de Mikel Arteta.

JOGADORES PARA FICAR DE OLHO

Manchester City – Tijjani Reijnders

Reijnders marcou e assistiu na vitória de 4-0 do Manchester City sobre o Wolves em sua estreia na Premier League – nenhum jogador nunca fez isso em suas duas primeiras aparições pelo City na competição.

Reijnders pode ser o primeiro jogador desde Emmanuel Adebayor em agosto de 2009 a marcar em seus dois primeiros jogos da Premier League pelo clube.

Contra o Wolves, apenas Nico Gonzalez (25) tentou mais passes no terço final do que Reijnders (22), com o holandês completando 90,9% desses. Ele também tentou o maior número de duelos (14), embora tenha completado apenas quatro.

Tottenham – Richarlison

Richarlison marcou dois gols na vitória de 3-0 dos Spurs sobre o Burnley no MD1, já alcançando 50% do seu total da temporada da Premier League 2024-25 (quatro em 15 jogos).

O brasileiro tem a melhor média de minutos por gol de qualquer jogador que participou das últimas duas temporadas da Premier League (um gol a cada 95 minutos), também apresentando uma taxa de conversão de 27,3%.

Ele acumulou apenas 0,8 gols esperados (xG) contra o Burnley, com cinco chutes ao todo. Apenas três jogadores tiveram mais tentativas no fim de semana de abertura do que Richarlison (seis), enquanto ele teve o maior número de chutes no alvo (três, empatado com Matheus Cunha do Man Utd).

Esta é uma tradução automática e pode conter pequenas imprecisões.

Related news

West Ham v Chelsea: Premier League – live
The Guardian· 15 minutes ago

Related news

MatchesLeaguesNews