'Tenho mil outras coisas em que pensar' – Chivu responde aos críticos da Inter

A Inter espera colocar suas esperanças no título da Serie A de volta nos trilhos este fim de semana, quando recebe o Sassuolo no Estádio Giuseppe Meazza.
Cristian Chivu respondeu às críticas sobre o seu lado da Inter, afirmando que tem "mil outras coisas em que pensar" antes do confronto deste fim de semana com o Sassuolo.
A busca da Inter para recuperar o título da Serie A tropeçou nos primeiros três jogos da temporada, conquistando apenas três pontos, que vieram no dia de abertura contra o Torino.
Derrotas consecutivas se seguiram contra Udinese e Juventus, embora tenham conseguido voltar ao caminho certo na Liga dos Campeões no meio da semana.
Marcus Thuram marcou duas vezes na vitória por 2-0 fora de casa sobre o Ajax, mas eles esperam usar esse impulso para recolocar suas aspirações de Scudetto nos trilhos.
Apesar da vitória na quarta-feira, ainda há incertezas em torno da filosofia e estilo de jogo de Chivu, embora ele tenha sido rápido em responder aos críticos com uma retaliação enérgica.
"Tenho mil outras coisas em que pensar", Chivu disse no início de sua conferência de imprensa pré-jogo no sábado.
"O barulho dos críticos faz parte do jogo; sempre foi assunto corrente. Faço as coisas do meu jeito, estou ocupado ajudando os jogadores.
"A equipe merece ser defendida porque é um grupo forte. O mundo inteiro falava deles em março, depois eles tiveram um pouco de azar.
"Não devemos esquecer que esta equipe teve uma temporada de qualidade. Existem mil outros adjetivos que eu poderia usar. Eles estão me mantendo calmo."
Chivu também falou sobre a condição física de Lautaro Martinez, que foi um substituto não utilizado na vitória sobre o Ajax após queixas de dores nas costas.
O treinador da Inter revelou que ele estava tendo dificuldades para andar antes do jogo da Liga dos Campeões, mas agora está em forma e disponível para a seleção contra o Sassuolo.
Espera-se que o goleiro Josep Martinez tenha uma oportunidade de começar no lugar de Yann Sommer ao mesmo tempo.
"Lautaro treinou conosco hoje. Ele sempre dá o melhor de si e tem grande compreensão, mesmo nos momentos difíceis", disse Chivu.
"Ele não conseguia nem andar na quarta-feira, mas veio para se sentar no banco e estaria disposto a entrar. Ele está disponível amanhã. Um Martinez certamente jogará.
"O Sassuolo é uma equipe bem-preparada e séria que pode nos dar trabalho. Precisamos estar prontos sob todos os pontos de vista."
JOGADORES A OBSERVAR
Inter – Hakan Calhanoglu
Desde que chegou à Serie A em 2017-18, Calhanoglu (52 gols, 58 assistências) é um dos quatro meio-campistas com mais de 50 gols e 50 assistências nas cinco principais ligas europeias.
De fato, somente Bruno Fernandes (64 gols, 51 assistências), Kevin De Bruyne (61 gols, 91 assistências) e Vincenzo Grifo (62 gols, 57 assistências) conseguiram realizar tal feito.
Desde que atua pela Inter (2021-22), o internacional turco também marcou 10 gols fora da área, um total que só é superado por De Bruyne (13) entre os meio-campistas nas cinco principais ligas europeias.
Sassuolo – Domenico Berardi
Berardi marcou sete gols no Estádio Giuseppe Meazza em sua carreira na Serie A – quatro dos quais contra a Inter – e apenas no Estádio Olímpico em Roma (nove) e no Luigi Ferraris em Gênova (oito) ele marcou mais fora de casa na primeira divisão.
Além disso, ele esteve diretamente envolvido em cinco gols (dois gols, três assistências) em seus últimos quatro jogos de liga contra a Inter, os últimos três dos quais foram fora de casa, e ele estará ansioso para deixar sua marca aqui novamente.
PREVISÃO DA PARTIDA: VITÓRIA DA INTER
As partidas entre Inter e Sassuolo são frequentemente difíceis de prever, com ambas as equipes registrando 10 vitórias cada, com outros dois jogos terminando em empate.
No entanto, o Neroverdi venceu os dois últimos jogos contra os adversários deste fim de semana e poderia vencer três seguidos pela primeira vez desde agosto de 2018.
Após perder seus dois primeiros jogos fora de casa contra a Inter na Serie A, o Sassuolo permaneceu invicto em sete dos nove seguintes, vencendo cinco deles. Os Nerazzurri são os adversários contra quem a equipe de Grosso venceu mais jogos fora de casa na primeira divisão (cinco).
A Inter, por sua vez, sabe que a pressão está presente. Caso não consigam vencer, o time de Chivu terminaria com quatro ou menos pontos nos seus primeiros quatro jogos da Serie A pela quarta vez na era dos três pontos por vitória (desde 1994-95) e a primeira desde 2018-19, sob Luciano Spalletti.
A Inter entra no jogo tendo registrado derrotas consecutivas. De fato, eles não sofreram três derrotas consecutivas na liga desde abril de 2023. Apenas uma vez os Nerazzurri perderam três de seus primeiros quatro jogos em uma campanha de primeira divisão, em 1983-84 sob Luigi Radice.
Mas eles têm uma qualidade inegável no terço final. A Inter marcou 4,5 mais gols que o esperado (4,5 xG, nove gols marcados). Apenas o Bayern de Munique (+5,4) tem uma diferença maior que o time de Chivu nas cinco principais ligas europeias em 2025-26.
PROBABILIDADE DE VITÓRIA OPTA
Inter – 70,2%
Empate – 17,5%
Sassuolo – 12,2%
Esta é uma tradução automática e pode conter pequenas imprecisões.