Campeonato: Birmingham e Wrexham de famosos querem desafiar o supercomputador da Opta

Antes da temporada 2025-26 do Championship, consultamos o supercomputador da Opta para obter suas previsões para a campanha.
Na sexta-feira, as luzes brilhantes de St. Andrew's darão início à temporada 2025-26 do Campeonato.
O sempre caótico segundo escalão está prestes a ter outra edição selvagem, com algumas histórias fascinantes prontas para se desenrolar em ambas as extremidades da tabela.
Birmingham City e Wrexham, apoiados por seus donos celebridades de alto nível, irão visar perturbar os grandes e lutar por promoções consecutivas (ou no caso de Wrexham, promoções consecutivas-quádruplas).
Por outro lado, Ipswich Town, Leicester City e Southampton estarão buscando se recuperar de seus rebaixamentos da Premier League.
Os vice-campeões dos playoffs da última temporada, Sheffield United, que estão sob nova administração, estarão prontos para a disputa, enquanto Coventry City e West Brom estão todos na disputa.
O Campeonato também dá as boas-vindas de volta ao Charlton Athletic após um hiato de cinco anos, mas o que o supercomputador pensa que acontecerá?
Aqui, damos um mergulho profundo no modelo preditivo da Opta para descobrir quem eles acham que serão os vencedores e perdedores nesta temporada.
Os Blues de Brady de volta aos negócios
Após uma primeira temporada turbulenta sob a propriedade de um consórcio liderado por Tom Wagner, que inclui o grande nome da NFL Tom Brady, o Birmingham voltou aos trilhos no ano passado.
Sua última campanha no Campeonato os viu passar por três treinadores permanentes. Wayne Rooney teve uma passagem de 15 jogos, e eles foram rebaixados para o terceiro escalão pela primeira vez desde 1995.
Mas eles se recuperaram à medida que Chris Davies, que era o treinador assistente sênior de Ange Postecoglou no Tottenham, assumiu o comando e os levou ao título da League One, acumulando 111 pontos no processo, a maior soma de sempre em uma temporada da Football League ou Premier League.
E o supercomputador prevê que eles tenham um desempenho muito melhor em sua última incursão no Championship, mesmo que apenas o Middlesbrough, Swansea City e Derby County sejam considerados a ter começos mais difíceis na temporada.
O Birmingham deu as boas-vindas a 10 novos rostos em suas fileiras, incluindo a adição permanente do ex-astro do Celtic Kyogo Furuhashi, assim como um acordo de empréstimo para Tommy Doyle e um retorno a St. Andrew's para Demarai Gray.
O modelo preditivo atribui ao Birmingham uma chance de 21% de terminar nas posições de play-off, em comparação com uma probabilidade de 13,1% de ser rebaixado. As suas chances de conquistar títulos consecutivos são avaliadas em apenas 2,3%.
Eles abrem a temporada em casa contra o Ipswich no que é apenas a segunda vez que os dois times se enfrentam em Birmingham em seu primeiro jogo da temporada na liga.
A outra vez foi uma vitória por 3-1 em 1995-96, quando o Birmingham tinha acabado de ser promovido ao segundo escalão, e os Tractor Boys tinham acabado de descer da Premier League. Um bom presságio para os Blues, talvez?
O sonho de Hollywood de Wrexham
Há apenas três anos, viagens a Dorking Wanderers, Wealdstone e Yeovil Town eram a norma para o Wrexham, que estava em sua 15ª temporada fora da liga.
Mas depois de uma titânica disputa com o Notts County, que viu ambos os times acumularem mais de 100 pontos na National League, Phil Parkinson guiou o clube de volta à Football League, e eles não olharam para trás desde então.
Os segundos lugares na League Two e League One viram o Wrexham se tornar o primeiro time na história do futebol inglês a ser promovido em três anos consecutivos dentro dos cinco primeiros divisões.
Eles jogarão sua primeira partida no segundo escalão em 43 anos e 86 dias quando enfrentarem o Southampton em sua partida de abertura da temporada. É o maior intervalo entre partidas no segundo escalão da Inglaterra desde que o Doncaster Rovers retornou em 2008 (50 anos, 105 dias).
Foi atribuído ao Wrexham uma mera chance de 2,8% de promoção automática, com apenas o Oxford United (1,0%) sendo visto como menos provável campeões do que eles (1,2%).
Nas 10.000 simulações de temporada do supercomputador da Opta, o Wrexham terminou entre os seis primeiros em apenas 9,6% dos cenários, sendo rebaixado de volta para a League One em 20,2%.
Mas apoiado pelos donos de Hollywood Ryan Reynolds e Rob McElhenney, o Wrexham fez algumas adições astutas ao seu elenco para tentar desafiar no topo.
Liberato Cacace chegou do Empoli por uma taxa recorde do clube estimada em £4 milhões, que o Wrexham logo superou com uma investida de £5 milhões pelo Lewis O'Brien do Nottingham Forest.
Eles também deram as boas-vindas a Conor Coady do Leicester City, trazendo com ele um histórico formidável de 485 partidas seniores, incluindo quase 200 aparições na Premier League.
Mas a adição de Ryan Hardie também parece ser um grande negócio. Ele marcou 10 gols no Campeonato na última temporada para o rebaixado Plymouth Argyle, embora tenha grandes sapatos para preencher, pois substitui a lenda do clube Paul Mullin, que se juntou ao Wigan Athletic por empréstimo.
Blades para superar trio rebaixado?
Embora se espere que os três lados rebaixados se encontrem entre os favoritos para um retorno imediato ao topo, eles entram em um alinhamento competitivo do Championship, após campanhas individuais ruins.
O Southampton se tornou o primeiro time na história da Premier League a perder 30 vezes em uma temporada.
Para Kieran McKenna e o Ipswich, enquanto isso, eles somaram apenas 22 pontos, o menor número de sempre em uma única temporada da liga em sua história.
Em 2025, apenas o Southampton (seis) somou menos pontos do que os Tractor Boys (sete) entre as equipes nas quatro primeiras divisões do futebol inglês, enquanto apenas o Mansfield Town (51 gols sofridos) tem um recorde defensivo pior do que o Ipswich (49).
O Leicester, agora liderado por Marti Cifuentes, perdeu 25 jogos na liga na última temporada (W6 D7), igualando seu máximo em uma única campanha na história (também 25 em 1994-95 e 1977-78).
Todos os três desses lados lutaram na defesa, sofrendo 248 gols entre eles na Premier League na última temporada, com 86 desses vindo do Southampton, que também teve o maior número esperado de gols contra (xGA) de 87,16.
Dos lados rebaixados, o Ipswich tem a melhor chance de um retorno imediato à Premier League, com o supercomputador lhes dando uma chance de 8,1% de ganhar o título e uma chance de 15,2% de promoção automática.
O Ipswich, cujo grupo de proprietários inclui a estrela pop Ed Sheeran, deve ser ajudado pelo recrutamento que fez na temporada passada, adicionando jogadores estabelecidos do Campeonato, como Sammie Szmodics, Jacob Greaves e Jack Clarke às suas fileiras.
Em sua última temporada no Campeonato, Szmodics venceu a Chuteira de Ouro com 27 gols para um time do Blackburn Rovers que terminou em 19º, enquanto nenhum jogador completou mais dribles do que Clarke (148) em 2023-24 durante seu tempo com o Sunderland.
O Leicester ainda não trouxe novos rostos para a nova campanha e precisará substituir os gols de Jamie Vardy, que encerrou sua carreira nos Foxes no final da última temporada tendo marcado 200 gols em 500 aparições em todas as competições.
Os Foxes têm uma chance de 16% de terminar entre os dois primeiros, enquanto são atribuídos uma probabilidade de 42,3% de terminar nos play-offs.
O Southampton, sob a orientação de Will Still, tem uma chance de 34,3% de entrar entre os seis primeiros.
Talvez surpreendentemente, o supercomputador apoiou o Sheffield United como os claros favoritos para superar seus problemas em Wembley e selar seu retorno à Premier League.
Sua derrota para o Sunderland na final dos play-offs viu o Sheffield United falhar em vencer qualquer um de seus últimos oito jogos sob o arco de Wembley, com sua vitória lá vindo há 100 anos contra o Cardiff City na final da FA Cup de 1925.
Foi também a quinta derrota consecutiva em uma final de play-off da Football League para os Blades. Nenhum time apareceu em mais sem nunca conseguir a promoção.
Os Blades terminaram 10 pontos atrás dos centuriões Leicester e Leeds United na última temporada, com apenas os Whites (95) e Norwich City (71) marcando mais gols do que o clube de South Yorkshire (70), enquanto eles também tiveram o terceiro melhor recorde defensivo na divisão.
Ruben Selles substituiu Chris Wilder em Bramall Lane, e sua equipe tem uma probabilidade de 26,5% de ganhar o título e uma chance de 41,2% de subir automaticamente, enquanto eles terminam entre os seis primeiros em 71% das simulações de temporada baseadas em dados da Opta.
Cenas sombrias para os Hornets?
Charlton dá as boas-vindas ao Watford a The Valley em seu primeiro jogo de volta ao segundo escalão em um que parece ser uma batalha entre dois candidatos ao rebaixamento, pelo menos de acordo com as previsões do supercomputador.
Os Addicks terminaram dentro dos três últimos em 20,1% das simulações do modelo, marginalmente inferior à do Watford (21,7%).
A precária situação prevista para o Watford em 2025-26 pode se dever à saída de Tom Cleverley, com o ex-meio-campista do Manchester United demitido em maio antes de assumir o comando no rebaixado Plymouth Argyle.
Os Hornets agora têm Paulo Pezzolano em seu banco, mas com o carrossel de treinadores em Vicarage Road, o homem de 42 anos pode nem mesmo ver a temporada terminar caso comece mal em sua primeira campanha na Inglaterra.
Junto com o Watford, o supercomputador prevê que o Oxford United também enfrentará dificuldades, atribuindo-lhes uma chance de 21,7% de descer, enquanto são os favoritos para terminar no fim da tabela (8,1%).
Eles terminaram em 17º na última temporada, quatro pontos acima dos três últimos, mas encerraram a campanha com uma diferença de gols de -16, a quinta mais baixa da divisão, atrás do Stoke City (-14), Luton Town (-24), Cardiff City (-25) e Plymouth (-37).
O Oxford também terminou a temporada com o segundo menor xG da equipe na divisão, com 41,7, apenas atrás do Plymouth (40,9), e precisará melhorar isso se quiserem manter seu status no segundo escalão.
Espera-se também que o Preston North End, o Derby County, o Stoke City e o Hull City flutuem nas partes inferiores da divisão.
Snoop Dogg aspirando inspirar o próximo episódio de Swansea
Enquanto os donos de alto nível de Wrexham e Birmingham atrairão muita atenção, o Swansea City agora tem um grupo de co-proprietários estrelado procurando levá-los de volta ao tempo de grandeza.
Luka Modric foi o primeiro a se tornar um investidor nos Swans em abril. E a lenda do Real Madrid, que se juntou ao AC Milan após sua saída do Bernabéu, desde então foi acompanhado pelo famoso rapper Snoop Dogg.
Snoop Dogg é conhecido por seu amor pelos esportes e expressou seu desejo de investir em um time de futebol após a ascensão do Wrexham sob Reynolds e McElhenney. Ele agora enfrentará o duo de Hollywood.
O Swansea foi cotado para o rebaixamento sob o comando do ex-chefe do Notts County Luke Williams em fevereiro, mas o interino Alan Sheehan virou a maré e acabou sendo efetivado no cargo em tempo integral.
Tendo uma média de 1,12 pontos por jogo sob Williams, o Swansea ganhou 1,85 sob Sheehan. Se a temporada tivesse começado quando ele foi nomeado, eles teriam terminado em quarto, e sua taxa de vitórias de 54% foi a quinta melhor de todos os treinadores que dirigiram pelo menos 10 jogos.
E de acordo com o supercomputador, a promoção é alcançável para o Swansea. Eles têm uma chance de 6,4% de terminar entre os dois primeiros e uma chance de 2,8% de ganhar o título. Eles fazem os play-offs em 22,3% das simulações.
Esta é uma tradução automática e pode conter pequenas imprecisões.