Merino credita colegas do Arsenal por recorde de gols
O Arsenal buscará estender sua sequência de vitórias e de jogos sem sofrer gols quando viajar para enfrentar o Sunderland no sábado.
Mikel Merino foi rápido em dar crédito aos seus colegas de equipe do Arsenal, já que o meio-campista mais uma vez atuou no papel de número nove.
Os Gunners estavam sem Viktor Gyokeres para o confronto da Liga dos Campeões contra o Slavia Praga, enquanto Kai Havertz e Gabriel Jesus já estavam fora com lesões no joelho.
Na ausência de um atacante reconhecido, Merino assumiu a responsabilidade novamente e marcou duas vezes na vitória por 3 a 0.
Os Gunners enfrentam o Sunderland em sua última partida antes da pausa internacional, e Merino deve liderar o ataque novamente no Estádio da Luz.
O espanhol acredita que seu papel adaptado na equipe é facilitado pela qualidade ofensiva dos seus companheiros de Arsenal.
“Crédito aos meus companheiros de equipe”, Merino disse ao TNT Sports após a vitória na Liga dos Campeões.
“Obviamente, este é um esporte de equipe e estou apenas tentando preencher o papel de número nove, apesar de não ser um centroavante clássico ou nato.”
“Estou muito feliz por estar ajudando o time com gols, mas também com meu trabalho árduo, minhas corridas, minha marcação. E com a qualidade que temos no elenco, passam a bola no momento certo, no lugar certo, e eu estou sempre lá.”
“Em termos táticos, eu sabia qual era o papel de número nove. Assistindo e até mesmo reunindo-me com Mikel [Arteta] fica claro qual é o papel de cada um. Aprendi muito na temporada passada e acho que estou aproveitando muito nesta temporada.”
O empate do Sunderland por 1 a 1 contra o Everton na segunda-feira os colocou de volta entre os quatro primeiros da Premier League.
Os Black Cats estão sete pontos atrás dos Gunners e podem subir para o segundo lugar já que Manchester City e Liverpool, as duas equipes entre eles e o Arsenal, também se enfrentam na 11ª rodada.
Regis Le Bris criticou o início da sua equipe contra o Everton, mas acredita que podem superar qualquer cenário com a ajuda dos seus torcedores.
“No final, é um bom ponto. Não começamos bem, e eles foram melhores que nós nos primeiros 30–35 minutos,” disse Le Bris.
“Enfrentaremos diferentes cenários nesta temporada. Às vezes você não sabe por quê, mas consegue revertê-lo. Ainda estamos conectados às nossas ideias, e foi assim que voltamos ao jogo.”
“Com nossos torcedores, quando conseguimos gerar ações positivas, sentimos sua intensidade. Não foi suficiente para o segundo gol, mas espero que seja da próxima vez.”
JOGADORES PARA OBSERVAR
Sunderland – Granit Xhaka
Granit Xhaka fez 225 aparições na Premier League pelo Arsenal entre 2016 e 2023, com 113 dessas sob o comando do atual técnico dos Gunners, Arteta.
Tendo marcado seu primeiro gol pelo Sunderland na última partida contra o Everton, Xhaka buscará marcar em jogos consecutivos da Premier League pela primeira vez desde março-abril de 2023.
Arsenal – Declan Rice
Com Gyokeres potencialmente fora novamente para o Arsenal, as cobranças de bola parada de Declan Rice podem se mostrar ainda mais vitais.
Ele também marcou ou assistiu em três dos seus últimos quatro jogos (um gol, duas assistências), fornecendo o passe para o segundo gol de Merino contra o Praga.
PREVISÃO DO JOGO – VITÓRIA DO ARSENAL
O Arsenal venceu suas últimas cinco partidas na Premier League, tendo vencido mais seguidas entre abril e agosto de 2024 (oito vitórias).
Seus últimos quatro triunfos vieram todos sem sofrer gols – a última vez que venceram cinco seguidas com clean sheets foi em setembro/outubro de 1987, sob George Graham.
Eles também marcaram oito gols de escanteio nesta temporada – o maior número já registrado por uma equipe em seus primeiros 10 jogos de uma temporada. Desde 2022-23, os Gunners marcaram 51 gols de escanteio na competição, 14 a mais do que qualquer outro (Spurs, 37).
No entanto, todas as três derrotas do Arsenal na Premier League contra o Sunderland ocorreram fora de casa, todas por 1 a 0 (janeiro de 1997, agosto de 2000, novembro de 2009).
Os 18 pontos do Sunderland são a maior pontuação de uma equipe recém-promovida em 10 jogos de uma temporada da Premier League desde o Hull City em 2008-09 (20).
Os Black Cats permanecem invictos no Estádio da Luz nesta temporada (J5 V3 E2), não desfrutando de uma sequência mais longa de invencibilidade em casa na primeira divisão desde agosto a dezembro de 2010, sob Steve Bruce (nove).
PROBABILIDADE DE VITÓRIA DA OPTA
Sunderland – 13,8%
Empate – 17,0%
Arsenal – 69,2%
Esta é uma tradução automática e pode conter pequenas imprecisões.



















