Skip to main content
Трансфери

Bundesliga 2025-26: Bayern esmagadoramente favorito ao título, mas o Hamburgo pode evitar o rebaixamento?

Bundesliga 2025-26: Bayern esmagadoramente favorito ao título, mas o Hamburgo pode evitar o rebaixamento?

Поділитися

O Bayern de Munique é favorito para vencer a Bundesliga novamente, mas quem se qualificará para a Liga dos Campeões e quem estará lutando contra o rebaixamento?

O Bayern de Munique dá início à temporada 2025-26 da Bundesliga no sábado, enquanto os campeões recebem o RB Leipzig na Allianz Arena.

Depois de ver sua hegemonia de 11 anos no futebol alemão ser encerrada pelo Bayer Leverkusen em 2023-24, o Bayern recuperou o Meisterschale de forma dominante em 2024-25, terminando 13 pontos à frente do time de Xabi Alonso.

E com o Leverkusen perdendo Alonso para o Real Madrid e vendendo jogadores-chave Florian Wirtz, Jeremie Frimpong, Granit Xhaka, Lukas Hradecky e Jonathan Tah – este último para o Bayern – sua posição como principal desafiante da Alemanha pode estar em risco.

O Leverkusen não é o único time a perder talentos, com o Eintracht Frankfurt vendendo Hugo Ekitike para o Liverpool por €90 milhões depois de terminar em terceiro na última temporada. Eles se reconstruíram após vender atacantes estrela no passado, no entanto, e Jonathan Burkardt é um para se observar nesta temporada.

O Borussia Dortmund espera fazer melhor depois de escapar para o top quatro na última jornada de 2024-25, e com Niko Kovac, eles têm um técnico vencedor da Bundesliga que adoraria superar seu antigo time, o Bayern.

Stuttgart, RB Leipzig, Mainz e Freiburg esperam estar na disputa pela qualificação europeia, e se o supercomputador da Opta estiver correto, essa área da tabela pode oferecer muitas emoções e surpresas.

Há outras histórias para ficar de olho, também, com o Hamburgo retornando ao grande palco após sete anos no deserto, trazendo intriga à batalha de rebaixamento.

Mas como tudo vai se desenrolar? O supercomputador da Opta simulou a temporada 10.000 vezes, e uma campanha emocionante parece estar reservada.

O título do Bayern está em mãos seguras?

Como se viu, o terceiro lugar do Bayern em 2023-24 foi apenas um deslize temporário. Eles ganharam o título na última temporada e agora venceram 12 das últimas 13 edições da Bundesliga.

Antes de essa sequência começar, quatro clubes diferentes ganharam o título no espaço de seis anos, com Stuttgart, Wolfsburg e Dortmund – que venceu sob o comando de Jurgen Klopp – também provando o sabor da glória.

Mas a Bundesliga é um lugar muito diferente agora, e não é surpresa que o Bayern seja um grande favorito para liderar novamente em 2024-25, fazendo isso em 52,9% das simulações do supercomputador.

Luis Diaz e Tah são as principais chegadas do Bayern na janela de transferências, vindos do Liverpool e do Leverkusen, respectivamente.

Diaz marcou o gol da vitória na conquista da Copa Franz Beckenbauer contra o Stuttgart no sábado e parece ser uma adaptação perfeita para o estilo de alta pressão de Kompany.

O colombiano recuperou posse na última parte do campo mais vezes que qualquer outro atacante do Liverpool na última temporada (147 vezes em todas as competições), mas também forneceu muita qualidade no terço final.

Ele vem da melhor campanha goleadora de sua carreira nas cinco principais ligas europeias (17 gols em todas as competições), enquanto teve uma média de 2,05 chances criadas em jogo aberto por 90 minutos na Premier League. Michael Olise, que provavelmente jogará como número 10 enquanto Jamal Musiala está afastado com uma fratura na fíbula, foi o único jogador do Bayern a superar esse número na Bundesliga (2,88).

Kingsley Coman e Leroy Sane saíram, enquanto esta será a primeira temporada do Bayern sem Thomas Muller em seu elenco principal desde 2007-08. Tendo feito 756 aparições pelo clube, mais que qualquer outro jogador, ele se juntou ao Vancouver Whitecaps na MLS.

Muller registrou 15 participações em gols (oito gols, sete assistências) em sua temporada final na Baviera, apesar de estar limitado a apenas 19 partidas como titular, mas com Harry Kane em suas fileiras, o Bayern estará confiante em manter seu excelente recorde ofensivo.

Desde que se juntou ao Bayern em 2023, Kane marcou 86 gols a partir de 70,7 gols esperados (xG) em todas as competições, o melhor desempenho excessivo de qualquer jogador das cinco principais ligas europeias. Ele está de olho em sua terceira Chuteira de Ouro da Bundesliga em 2025-26, o que deixaria Robert Lewandowski e Gerd Muller como os únicos jogadores com mais (sete cada).

Mas se o Bayern escorregar, quem está melhor posicionado para lucrar? Erik ten Hag é o homem encarregado de supervisionar a reconstrução do Leverkusen, e eles têm uma chance de 16,9% de ganhar o título, ligeiramente à frente dos 15,8% do Borussia Dortmund.

Em Wirtz, Xhaka, Frimpong e Tah, o Leverkusen perdeu quatro de seus cinco melhores jogadores em envolvimentos em sequências de ataque na Bundesliga na última temporada, com apenas o lateral-esquerdo Alex Grimaldo (terceiro) e Piero Hincapie (quinto) restantes desse grupo.

Não é de se admirar, então, que Ten Hag já tenha ressaltado a necessidade de paciência. O Leverkusen fez algumas contratações impressionantes na forma de Ibrahim Maza e Malik Tillman.

O primeiro foi buscado no Hertha Berlin após completar o segundo maior número de dribles na segunda divisão, enquanto estava no Hertha Berlin na última temporada (75), enquanto o internacional norte-americano Tillman marcou seis gols de fora da área em sua última campanha na Eredivisie com o PSV – nenhum jogador conseguiu mais em todas as dez principais ligas europeias.

O Leverkusen também manteve Patrik Schick, que marcou 21 gols em 31 aparições na Bundesliga na última temporada, registrando uma sobrecarga de xG de 8,3 (12,7 xG), a mais alta da liga.

O Dortmund também têm um atacante clínico em suas fileiras, na forma de Serhou Guirassy. O atacante da Guiné igualou o desempenho de Schick na Bundesliga na última temporada, enquanto também ficou empatado com Raphinha como o artilheiro da Liga dos Campeões, com 13 gols.

O BVB entrou na Liga dos Campeões nas duas últimas campanhas, aproveitando a obtenção de uma quinta vaga pela Bundesliga em 2023-24, então superando o Freiburg para finalizar em quarto no último dia de 2024-25.

Eles estavam fora do top quatro por 30 jornadas consecutivas antes desse último dia dramático, mas as esperanças são altas de que a primeira temporada completa de Kovac traga uma melhoria.

Depois de sofrer 1,72 gols e 1,35 xGA por jogo na Bundesliga durante o fatídico reinado de Nuri Sahin, o Dortmund viu esses números caírem para 1,21 e 1,19 após contratar Kovac.

Jobe Bellingham é a contratação de destaque do Dortmund depois de ajudar o Sunderland a retornar à Premier League, mas com pouco mais feito no mercado de transferências, sua principal preocupação será consolidar-se com um top três, que eles alcançaram em 54,7% das nossas simulações.

Batalha pelo quarto lugar parece aberta

Bayern (91,6%), Leverkusen (69,5%) e Dortmund (68%) obtêm qualificação para a Liga dos Campeões na vasta maioria das simulações, mas uma batalha apertada pelo quarto lugar é antecipada.

O modelo preditivo da Opta dá a outros seis clubes mais de 10% de chance de um top quatro, ou seja, Eintracht Frankfurt, Stuttgart, Leipzig, Mainz, Freiburg e Werder Bremen.

O Eintracht terminou em terceiro na última temporada e é dado a 36,4% de chance de fazer o top quatro desta vez. Mas eles terão que fazer isso sem os gols de Ekitike.

Ekitike e Omar Marmoush – que se juntou ao Manchester City em janeiro – foram os únicos jogadores a marcar mais de cinco gols na liga para eles na última temporada.

Mas o Eintracht já esteve nessa posição antes, tendo também vendido Randal Kolo Muani, Luka Jovic e Sebastien Haller por grandes valores em anos recentes.

Eles podem ter um substituto pronto para Ekitike em Jonathan Burkardt. Com 18 gols na Bundesliga pelo Mainz, ele foi o artilheiro alemão nas cinco principais ligas europeias na última temporada.

Tal como o Eintracht, o Stuttgart teve uma campanha fantástica em 2024-25, terminando em nono sob o altamente cotado Sebastian Hoeness enquanto vencia a DFL-Pokal. Suas chances de top quatro são avaliadas em 28,8%.

Apesar do interesse do Bayern, o Stuttgart tem o atacante Nick Woltemade, cuja estrela pode subir ainda mais nesta temporada. Na temporada passada, ele foi um dos 15 jogadores das cinco principais ligas europeias, nascidos em 2002 ou depois, a alcançar 20 participações em gols (17 gols, três assistências, todas as competições).

O Leipzig teve menos sorte para se defender do interesse em seu talismã, com Benjamin Sesko se juntando ao Manchester United. Eles também podem perder o meia-atacante Xavi Simons, que está atraindo interesse do Chelsea.

Ole Werner é o novo homem no comando do Leipzig, cujas chances de fazer o top quatro são de 27,4%.

Werner estabilizou o Werder Bremen como um clube de primeira divisão após ganhar a promoção da 2. Bundesliga em 2022, supervisando as posições de 13º, 9º e 8º. Seu ex-clube tem 12,3% de chance de fazer o top quatro sob seu sucessor Horst Steffen.

Eles são considerados como menos prováveis de alcançar a Liga dos Campeões do que o Mainz (20,2%) ou o Freiburg (14,3%). Ambos impressionaram na última campanha, mas terão demandas adicionais a suportar em 2024-25, com o Freiburg competindo na Liga Europa e o Mainz na Liga da Conferência.

HSV aqui para ficar?

O sistema único de rebaixamento da Bundesliga, onde os dois últimos descem automaticamente e o penúltimo enfrenta o terceiro colocado da segunda divisão, muitas vezes oferece muita emoção.

E com oito clubes diferentes com mais de 10% de chance de terminar entre os dois últimos desta vez, espere uma luta louca pela sobrevivência.

O Koln venceu a 2. Bundesliga antes do HSV na última temporada, a terceira vez que eles lideraram a segunda divisão nos últimos 11 anos. No entanto, eles são os favoritos ao rebaixamento do supercomputador, com 31,1% de chance de terminar entre os dois últimos.

Foi por pouco para o Heidenheim na última temporada, ao vencer o Elversberg por 4-3 no agregado no play-off de rebaixamento para permanecer entre a elite da Alemanha. No entanto, espera-se que o time de Frank Schmidt esteja em perigo novamente, descendo automaticamente em 29,5% das simulações e sendo forçado a outro play-off em 11,8%.

Uma das grandes histórias antes desta temporada é o retorno do HSV – um dos apenas três clubes alemães a vencer a Copa da Europa/Liga dos Campeões – ao grande palco.

Depois de sete anos na segunda divisão, eles têm 29% de chance de estar entre os dois últimos, embora fiquem fora dos três últimos em 59,5% das projeções.

Apenas dois jogos após seu retorno à Bundesliga, o HSV dará as boas-vindas aos rivais locais St. Pauli no Volksparkstadion, e espera-se que o clube cult tenha que lutar por segurança novamente nesta temporada.

O St. Pauli terminou entre os dois últimos em 28,4% das simulações. No entanto, apenas o Bayern (32) sofreu menos gols que os 41 deles na última temporada da Bundesliga, então Alexander Blessin espera que essa solidez continue na nova campanha.

Hoffenheim (15,2%), Union Berlin (15,1%), Augsburg (13,5%) e Borussia Monchengladbach (12,3%) também têm mais de uma chance em dez de terminar entre os dois últimos, e até mesmo o Wolfsburg pode não estar seguro com 8,6%.

Seja o que for que aconteça, muitas emoções e surpresas são esperadas ao longo dos próximos 34 jornadas.

Esta é uma tradução automática e pode conter pequenas imprecisões.

Bundesliga 2025-26: Bayern esmagadoramente favorito ao título, mas o Hamburgo pode evitar o rebaixamento?

O Bayern de Munique é favorito para vencer a Bundesliga novamente, mas quem se qualificará para a Liga dos Campeões e quem estará lutando contra o rebaixamento?

O Bayern de Munique dá início à temporada 2025-26 da Bundesliga no sábado, enquanto os campeões recebem o RB Leipzig na Allianz Arena.

Depois de ver sua hegemonia de 11 anos no futebol alemão ser encerrada pelo Bayer Leverkusen em 2023-24, o Bayern recuperou o Meisterschale de forma dominante em 2024-25, terminando 13 pontos à frente do time de Xabi Alonso.

E com o Leverkusen perdendo Alonso para o Real Madrid e vendendo jogadores-chave Florian Wirtz, Jeremie Frimpong, Granit Xhaka, Lukas Hradecky e Jonathan Tah – este último para o Bayern – sua posição como principal desafiante da Alemanha pode estar em risco.

O Leverkusen não é o único time a perder talentos, com o Eintracht Frankfurt vendendo Hugo Ekitike para o Liverpool por €90 milhões depois de terminar em terceiro na última temporada. Eles se reconstruíram após vender atacantes estrela no passado, no entanto, e Jonathan Burkardt é um para se observar nesta temporada.

O Borussia Dortmund espera fazer melhor depois de escapar para o top quatro na última jornada de 2024-25, e com Niko Kovac, eles têm um técnico vencedor da Bundesliga que adoraria superar seu antigo time, o Bayern.

Stuttgart, RB Leipzig, Mainz e Freiburg esperam estar na disputa pela qualificação europeia, e se o supercomputador da Opta estiver correto, essa área da tabela pode oferecer muitas emoções e surpresas.

Há outras histórias para ficar de olho, também, com o Hamburgo retornando ao grande palco após sete anos no deserto, trazendo intriga à batalha de rebaixamento.

Mas como tudo vai se desenrolar? O supercomputador da Opta simulou a temporada 10.000 vezes, e uma campanha emocionante parece estar reservada.

O título do Bayern está em mãos seguras?

Como se viu, o terceiro lugar do Bayern em 2023-24 foi apenas um deslize temporário. Eles ganharam o título na última temporada e agora venceram 12 das últimas 13 edições da Bundesliga.

Antes de essa sequência começar, quatro clubes diferentes ganharam o título no espaço de seis anos, com Stuttgart, Wolfsburg e Dortmund – que venceu sob o comando de Jurgen Klopp – também provando o sabor da glória.

Mas a Bundesliga é um lugar muito diferente agora, e não é surpresa que o Bayern seja um grande favorito para liderar novamente em 2024-25, fazendo isso em 52,9% das simulações do supercomputador.

Luis Diaz e Tah são as principais chegadas do Bayern na janela de transferências, vindos do Liverpool e do Leverkusen, respectivamente.

Diaz marcou o gol da vitória na conquista da Copa Franz Beckenbauer contra o Stuttgart no sábado e parece ser uma adaptação perfeita para o estilo de alta pressão de Kompany.

O colombiano recuperou posse na última parte do campo mais vezes que qualquer outro atacante do Liverpool na última temporada (147 vezes em todas as competições), mas também forneceu muita qualidade no terço final.

Ele vem da melhor campanha goleadora de sua carreira nas cinco principais ligas europeias (17 gols em todas as competições), enquanto teve uma média de 2,05 chances criadas em jogo aberto por 90 minutos na Premier League. Michael Olise, que provavelmente jogará como número 10 enquanto Jamal Musiala está afastado com uma fratura na fíbula, foi o único jogador do Bayern a superar esse número na Bundesliga (2,88).

Kingsley Coman e Leroy Sane saíram, enquanto esta será a primeira temporada do Bayern sem Thomas Muller em seu elenco principal desde 2007-08. Tendo feito 756 aparições pelo clube, mais que qualquer outro jogador, ele se juntou ao Vancouver Whitecaps na MLS.

Muller registrou 15 participações em gols (oito gols, sete assistências) em sua temporada final na Baviera, apesar de estar limitado a apenas 19 partidas como titular, mas com Harry Kane em suas fileiras, o Bayern estará confiante em manter seu excelente recorde ofensivo.

Desde que se juntou ao Bayern em 2023, Kane marcou 86 gols a partir de 70,7 gols esperados (xG) em todas as competições, o melhor desempenho excessivo de qualquer jogador das cinco principais ligas europeias. Ele está de olho em sua terceira Chuteira de Ouro da Bundesliga em 2025-26, o que deixaria Robert Lewandowski e Gerd Muller como os únicos jogadores com mais (sete cada).

Mas se o Bayern escorregar, quem está melhor posicionado para lucrar? Erik ten Hag é o homem encarregado de supervisionar a reconstrução do Leverkusen, e eles têm uma chance de 16,9% de ganhar o título, ligeiramente à frente dos 15,8% do Borussia Dortmund.

Em Wirtz, Xhaka, Frimpong e Tah, o Leverkusen perdeu quatro de seus cinco melhores jogadores em envolvimentos em sequências de ataque na Bundesliga na última temporada, com apenas o lateral-esquerdo Alex Grimaldo (terceiro) e Piero Hincapie (quinto) restantes desse grupo.

Não é de se admirar, então, que Ten Hag já tenha ressaltado a necessidade de paciência. O Leverkusen fez algumas contratações impressionantes na forma de Ibrahim Maza e Malik Tillman.

O primeiro foi buscado no Hertha Berlin após completar o segundo maior número de dribles na segunda divisão, enquanto estava no Hertha Berlin na última temporada (75), enquanto o internacional norte-americano Tillman marcou seis gols de fora da área em sua última campanha na Eredivisie com o PSV – nenhum jogador conseguiu mais em todas as dez principais ligas europeias.

O Leverkusen também manteve Patrik Schick, que marcou 21 gols em 31 aparições na Bundesliga na última temporada, registrando uma sobrecarga de xG de 8,3 (12,7 xG), a mais alta da liga.

O Dortmund também têm um atacante clínico em suas fileiras, na forma de Serhou Guirassy. O atacante da Guiné igualou o desempenho de Schick na Bundesliga na última temporada, enquanto também ficou empatado com Raphinha como o artilheiro da Liga dos Campeões, com 13 gols.

O BVB entrou na Liga dos Campeões nas duas últimas campanhas, aproveitando a obtenção de uma quinta vaga pela Bundesliga em 2023-24, então superando o Freiburg para finalizar em quarto no último dia de 2024-25.

Eles estavam fora do top quatro por 30 jornadas consecutivas antes desse último dia dramático, mas as esperanças são altas de que a primeira temporada completa de Kovac traga uma melhoria.

Depois de sofrer 1,72 gols e 1,35 xGA por jogo na Bundesliga durante o fatídico reinado de Nuri Sahin, o Dortmund viu esses números caírem para 1,21 e 1,19 após contratar Kovac.

Jobe Bellingham é a contratação de destaque do Dortmund depois de ajudar o Sunderland a retornar à Premier League, mas com pouco mais feito no mercado de transferências, sua principal preocupação será consolidar-se com um top três, que eles alcançaram em 54,7% das nossas simulações.

Batalha pelo quarto lugar parece aberta

Bayern (91,6%), Leverkusen (69,5%) e Dortmund (68%) obtêm qualificação para a Liga dos Campeões na vasta maioria das simulações, mas uma batalha apertada pelo quarto lugar é antecipada.

O modelo preditivo da Opta dá a outros seis clubes mais de 10% de chance de um top quatro, ou seja, Eintracht Frankfurt, Stuttgart, Leipzig, Mainz, Freiburg e Werder Bremen.

O Eintracht terminou em terceiro na última temporada e é dado a 36,4% de chance de fazer o top quatro desta vez. Mas eles terão que fazer isso sem os gols de Ekitike.

Ekitike e Omar Marmoush – que se juntou ao Manchester City em janeiro – foram os únicos jogadores a marcar mais de cinco gols na liga para eles na última temporada.

Mas o Eintracht já esteve nessa posição antes, tendo também vendido Randal Kolo Muani, Luka Jovic e Sebastien Haller por grandes valores em anos recentes.

Eles podem ter um substituto pronto para Ekitike em Jonathan Burkardt. Com 18 gols na Bundesliga pelo Mainz, ele foi o artilheiro alemão nas cinco principais ligas europeias na última temporada.

Tal como o Eintracht, o Stuttgart teve uma campanha fantástica em 2024-25, terminando em nono sob o altamente cotado Sebastian Hoeness enquanto vencia a DFL-Pokal. Suas chances de top quatro são avaliadas em 28,8%.

Apesar do interesse do Bayern, o Stuttgart tem o atacante Nick Woltemade, cuja estrela pode subir ainda mais nesta temporada. Na temporada passada, ele foi um dos 15 jogadores das cinco principais ligas europeias, nascidos em 2002 ou depois, a alcançar 20 participações em gols (17 gols, três assistências, todas as competições).

O Leipzig teve menos sorte para se defender do interesse em seu talismã, com Benjamin Sesko se juntando ao Manchester United. Eles também podem perder o meia-atacante Xavi Simons, que está atraindo interesse do Chelsea.

Ole Werner é o novo homem no comando do Leipzig, cujas chances de fazer o top quatro são de 27,4%.

Werner estabilizou o Werder Bremen como um clube de primeira divisão após ganhar a promoção da 2. Bundesliga em 2022, supervisando as posições de 13º, 9º e 8º. Seu ex-clube tem 12,3% de chance de fazer o top quatro sob seu sucessor Horst Steffen.

Eles são considerados como menos prováveis de alcançar a Liga dos Campeões do que o Mainz (20,2%) ou o Freiburg (14,3%). Ambos impressionaram na última campanha, mas terão demandas adicionais a suportar em 2024-25, com o Freiburg competindo na Liga Europa e o Mainz na Liga da Conferência.

HSV aqui para ficar?

O sistema único de rebaixamento da Bundesliga, onde os dois últimos descem automaticamente e o penúltimo enfrenta o terceiro colocado da segunda divisão, muitas vezes oferece muita emoção.

E com oito clubes diferentes com mais de 10% de chance de terminar entre os dois últimos desta vez, espere uma luta louca pela sobrevivência.

O Koln venceu a 2. Bundesliga antes do HSV na última temporada, a terceira vez que eles lideraram a segunda divisão nos últimos 11 anos. No entanto, eles são os favoritos ao rebaixamento do supercomputador, com 31,1% de chance de terminar entre os dois últimos.

Foi por pouco para o Heidenheim na última temporada, ao vencer o Elversberg por 4-3 no agregado no play-off de rebaixamento para permanecer entre a elite da Alemanha. No entanto, espera-se que o time de Frank Schmidt esteja em perigo novamente, descendo automaticamente em 29,5% das simulações e sendo forçado a outro play-off em 11,8%.

Uma das grandes histórias antes desta temporada é o retorno do HSV – um dos apenas três clubes alemães a vencer a Copa da Europa/Liga dos Campeões – ao grande palco.

Depois de sete anos na segunda divisão, eles têm 29% de chance de estar entre os dois últimos, embora fiquem fora dos três últimos em 59,5% das projeções.

Apenas dois jogos após seu retorno à Bundesliga, o HSV dará as boas-vindas aos rivais locais St. Pauli no Volksparkstadion, e espera-se que o clube cult tenha que lutar por segurança novamente nesta temporada.

O St. Pauli terminou entre os dois últimos em 28,4% das simulações. No entanto, apenas o Bayern (32) sofreu menos gols que os 41 deles na última temporada da Bundesliga, então Alexander Blessin espera que essa solidez continue na nova campanha.

Hoffenheim (15,2%), Union Berlin (15,1%), Augsburg (13,5%) e Borussia Monchengladbach (12,3%) também têm mais de uma chance em dez de terminar entre os dois últimos, e até mesmo o Wolfsburg pode não estar seguro com 8,6%.

Seja o que for que aconteça, muitas emoções e surpresas são esperadas ao longo dos próximos 34 jornadas.

Esta é uma tradução automática e pode conter pequenas imprecisões.

Пов'язані новини

AC Milan 1-2 Cremonese: Bonazzoli stunner seals winning Serie A return
FotMob· 23 хвилини тому

Пов'язані новини

МатчіЛігиНовини